Home >Uncategorized > Quais são os impactos das LawTechs para o mercado jurídico no Brasil?

Quais são os impactos das LawTechs para o mercado jurídico no Brasil?

22 de janeiro de 2019

O mercado judiciário brasileiro é enorme e apresenta uma demanda ainda maior de processos a serem concluídos. Para pouco mais de um milhão de advogados no país, segundo a OAB, existem 100 milhões de processos em tramitação em todo o território nacional. Em média, são 100 processos por advogado. Por isso, empresas estão unindo práticas jurídicas com tecnologia para alcançar resultados mais rápidos e eficientes. Essas empresas são chamadas de LawTechs.

Mas, o que são LawTechs? O termo deriva do inglês, law (lei) e tech (tecnologia). São modelos de negócio que desenvolvem softwares para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. A ideia é identificar e simplificar as deficiências das atividades diárias encontradas em escritórios e departamentos jurídicos. Um exemplo, são os softwares de automação de documentos jurídicos que preenchem automaticamente documentos através do uso da inteligência artificial. Com isso, pode-se diminuir consideravelmente as despesas processuais.

Outra vantagem é o armazenamento das atividades na nuvem. Assim, o deslocamento do advogado para lidar com questões do processo, por exemplo, se tornam dispensáveis. Uma vez que, através da nuvem é possível assinar os documentos por meio do certificado digital (que tira a obrigatoriedade de assinar o documento físico) e criar petições eletrônicas unificadas (que transformam a petição para distribuí-la de acordo com os formatos exigidos por diversos Tribunais de todo o país).

A ciência de dados é outra aliada para melhorar a produtividade do processo. Ela permite analisar e prever a possibilidade de ganho de ação, além de apresentar comparativos de performance e tendências de decisões judiciais. Através do monitoramento das porcentagens de êxito dos processos é possível tomar decisões de forma mais estratégica e efetiva.

Mesmo com tanto avanço tecnológico, os advogados jamais deixarão de ser indispensáveis para a sociedade. As LawTechs contribuem para o mercado jurídico gerando eficiência e praticidade, para que assim, os advogados foquem em assuntos mais estratégicos e relevantes, garantindo o sucesso do processo.

TAGS: